sábado, 5 de dezembro de 2009

Curitiba

Bah! Que semana boa! (27/11 a 02/12)

Quinta, 26, as 14:30 parti de Cascavel em direção à Curitiba. Viagem tranquila. E detalhe: poltrona 01, bem acima da cabine do motorista, com vista incrível. Não dormi, só de olho por onde eu tava indo, lendo as placas de "limites de municipios", contando os km e tudo o mais.
Cheguei lá as 22:00, minha tia tava me esperando, fui pra casa dela, comi uns pães e fui dormir. Meu dia seguinte seria de "descobrimentos".

Sexta, 27, de manhã tava meio nublado, meio chovendo, meio sol, tipo assim. Mas mandei os fenomênos climáticos para o inferno e fui conhecer a cidade. Minha tia me explicou os ônibus que eu tinha que pegar pra ir e voltar do centro. Anotei o endereço dela, telefone e tudo o mais. Fui.
Meu ponto de referência era a Praça Rui Barbosa. Era onde eu ia descer da lotação e depois, onde eu pegaria pra voltar. Bem, o objetivo era andar sem destino. O que eu encontrasse seria lucro. Fui. Comecei a andar, sem pensar em como voltaria, achei o Shopping Estação, algumas praças, o Shopping Muller, outras praças.

(vamos fazer uma pausa pra comentar "coisas")

Quatro Coisas Sobre Curitiba:
1) Muitos shoppings
2) Um monte de praças
3) Muitos ônibus pra lá e pra cá
4) Pessoas. Muitas pessoas.

(voltando ao meu relato...)

Cara, andei a tarde inteira, completamente sem direção. Nem sabia pra onde nem por onde eu tava indo. Eu só tava indo... Então eu decidi voltar... er... humm... É. Eu tava perdido. Então começou minha saga pra encontrar a Praça Rui Barbosa. Comecei a perguntar pra todo mundo que aparecia na minha frente: "como eu chego na Rui Barbosa?" E assim foi. Depois de muitas pessoas abordadas eu consegui encontrar meu ponto de referência. Voltei pra casa da minha tia.

Sábado, 28, fui com ela conhecer o Centro Politécnico, onde no domingo eu faria a prova da Federal. Sábado tava foda. Bem foda. Tava chovendo, não tava mais, e depois tava de novo, não mais... Do Centro Politécnico, fomos ao Jardim Botânico. Despencou água! Voltamos pra casa era 13:30, almoçamos e fomos dormir.

Domingo, 29, era O dia. Bem, eu não tava nervoso. Acho. É, talvez não. Os portões seriam fechados as 13:30. 11 horas saí de casa, peguei o busão, desci, me localizei, fui no banheiro e me sentei em frente ao prédio onde eu faria a prova. Perguntei as horas pra quem tava do meu lado, começou uma conversa legal, descobrimos que tinha gente de vários lugares, tipo SC, MS, de outras cidades do PR. E também descobrimos que todo mundo que estava ali ia tentar Arquitetura! Mas vamos pular a parte da prova que essa foi um fiasco. Só passo com sorte pra segunda fase. Só um breve comentário: Tava eu lá respondendo minhas questões e o cara diz: "Faltam 30 minutos". O QUÊ??? Me desesperei. Mas deixa pra lá... A prova terminava as 7, foi a hora que eu fui embora. Mas a joça da lotação levou um século para aparecer!!! Cara, cheguei em casa quase 9 da noite!

Segunda, 30, fui comprar minha passagem de volta. E aprovetei pra andar mais um pouco por Curitiba. E dessa vez sem me perder. Incrível. Andei a tarde inteira de novo.

Terça, 01, fui pra Campo Largo (cidade metropolitana de Curitiba) com minha tia. A neta dela mora lá. Ficamos lá a tarde inteira. Voltamos pra Curitiba e ainda fomos no Shopping Palladium, que fica perto da casa dela.

Quarta, 02, meu último dia em Curitiba. Eu tinha que aproveitar. Voltei ao Palladium, comprei uns presentinho pra minha mãe e irmãs. Rodei mas um pouco, meio que sem destino e voltei. As 9 da noite eu já tava na rodoviária.

Apesar da viagem de volta ter sido a noite, não consegui dormir logo. Fiz questão de voltar em cima da cabine do motorista, do mesmo jeito que fui. Fui bem acordado, contando os Km (de novo), olhando a escuridão, aguentando o chulé do velho que estava sentado do meu lado e o ronco dele (nisso eu peguei meu Mp3 e liguei num volume alto pra não ouvir o "véio" roncando). Lá pelas 2 e meia me deu sono e acabei dormindo, ouvindo meu mp3, e só acordei 4 e pouco, quando já estavámos em Cascavel. Desembarquei na rodoviária as 4 e meia e decidi ir pra casa de a pé, com o maior medo de andar pela madrugada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário